Atualmente à Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) lançou o espaço que vai abrigar a Central de Inteligência do Turismo do Estado. Assim, a estrutura fica na sede do órgão, em Florianópolis, e oferecerá o suporte técnico e tecnológico para o trabalho de coleta, monitoramento e análise de indicadores do setor.

Recanto das Pedras,Praia de Itaguaçu-Florianópolis-SC. Foto: Jefferson Severino

Recanto das Pedras-Praia de Itaguaçu-Florianópolis-SC.
Foto: Jefferson Severino

Dessa forma, a nova estrutura, ponto de partida para o efetivo funcionamento de uma Central de Inteligência, representa um passo importante para consolidar o modelo de gestão do turismo baseado em dados. De fato, à Santur já vem trabalhando com esse objetivo e, recentemente, lançou o Almanach, uma ferramenta que traz um panorama do setor no estado, reunindo informações como o número de empresas, registros no Cadastur, empregos gerados, tipos de negócios, arrecadação de ICMS, entre outras. Além disso, o trabalho de inteligência no turismo vem ocorrendo em cooperação com a Ufsc, Fecomércio SC e Fecam, que formam a Rede de Inteligência do Turismo de SC, juntamente com a Santur, além do envolvimento do trade turístico e entidades do setor, na produção de estudos e pesquisas, sistematização, análise e monitoramento de dados.
Central de Inteligência do Turismo da Santur avança na gestão de dados – Mané Ferrari – Presidente da Santu

Central de Inteligência do Turismo da Santur avança na gestão de dados – Mané Ferrari – Presidente da Santu

Naturalmente, devido a pandemia, uma apresentação virtual da estrutura já havia sido feita aos membros do Conselho Estadual de Turismo (CET), Fortur, Floripa Sustentável, Comissão de Turismo da Alesc e Secretaria de Estado da Fazenda. Sendo assim, o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari, salientou que a estrutura está à disposição de todos os secretários municipais de turismo, entidades e trade, para discussão dos temas de relevância para o desenvolvimento do setor. Além disso, durante o lançamento do espaço da Central de Inteligência do Turismo, a equipe da Diretoria de Estudos e Inovação da Santur também apresentou a segunda edição do Boletim Almanach – Dados do Verão Catarinense.